Memorial módulo 13 - profuncionário
(12 ARIAL)
“A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo?”
(Luis Fernando Veríssimo)
1. INTRODUÇÃO Neste módulo vamos falar sobre assuntos relacionados às atribuições dos servidores da escola, especificamente a secretaria escolar. Os assuntos a serem tratados são: linguagem, comunicação, interação, documentação, leis, arquivos e escrituração escolar. Tendo como objetivo o desenvolvimento de habilidades comunicativas, interacionais, a forma como lidar com a escrituração escolar, arquivamento e outros procedimentos importantes.
2. DESENVOLVIMENTO
Título Original: O Corpo Fala
Subtitulo: A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-verbal
Autor: Pierre Weil (Roland Tompakow)
Ano de Lançamento: 2001
Gênero: Psicologia
O livro “O Corpo Fala”, de Pierre Weil e Roland Tompakow, procura mostrar a linguagem manifestada pelo corpo, nos diversos tipos de relacionamentos humanos que temos ao longo de nossas vidas. Os autores usam a esfinge, como referência para traduzir a linguagem corporal. Colocam as três partes da esfinge para mostrar como é dividido o homem: o boi, seria a referência para os instintos (ou desejos); o leão, refere-se aos sentimentos e, a águia estaria ligada aos pensamentos (ou consciência). O homem somente conseguirá o equilíbrio, quando dominar os três animais dentro de si e nada acontece na vida sem que este equilíbrio se estabeleça. A mesma coisa acontece com os relacionamentos interpessoais: se não existir uma atração de águia para águia, de boi para boi e de leão para leão, o relacionamento poderá ser incompleto. Mesmo no dia-a-dia, podemos ver estes sinais com que as pessoas passam seus sentimentos em relação a nós e aos outros. O corpo diz, em uma linguagem não verbal se está havendo uma boa receptividade na forma como estamos tentando nos comunicar. A forma como as pessoas