Ciências e tecnologia
Relatório Da Determinação Laboral Da Densidade Do Etanol E Do Alumínio Através De Um Picnómetro
Introdução * Objectivos:
Um dos objectivos experimentais deste ensaio foi a determinação da densidade relativa de um líquido (etanol) e de um sólido (alumínio) através do uso de um picnómetro. Também foi solicitada a determinação da pureza dessas duas substâncias através da comparação do valor experimental obtido com valores tabelados. * Fundamentos Teóricos:
Esta experiência contestou o conceito de densidade, de forma a compreender que esta está relacionada com a estrutura do material, aumentando ou diminuindo com a compactação dos seus fragmentos.
Ou seja, a densidade depende da massa e do volume do corpo a uma determinada temperatura. Esta pode ser obtida pela expressão: ρ= mV, em que ρ representa a densidade, m caracteriza a massa e V figura o volume ocupado por essa substância.
Figura 1 – Demonstração do empacotamento da água no estado sólido.
Concluindo, um material é mais denso quando se encontra no estado sólido do que quando está no estado líquido (excluindo a água, pois o gelo tem uma menor densidade do que a água no estado líquido, visto que se encontram minúsculos espaços vazios entre os átomos hidrogénio e oxigénio ligados quimicamente entre si, tal como mostra a figura 1).
Esta grandeza física adquire o quilograma por metro cúbico (kg/m3) como unidade do Sistema Internacional, apesar de ser também usado o grama por centímetro cúbico (g/cm3) no dia-a-dia, por uma questão de serem mais simples os cálculos.
Claro que, para podermos saber se uma certa substância é realmente pura, é necessária a verificação do valor da densidade obtida com o valor tabulado da mesma. Desta forma, se o valor obtido for igual ao valor tabulado, estamos na presença de uma substância pura; caso contrário a substância não é pura mas sim alterada.
Também para podermos identificar essa mesma substância,