Ciência e Tecnologia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
IAD179 – METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSORA - SIMONE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Não é difícil perceber que o ser humano pensa e desenvolve suas compreenções a partir de seus envolvimentos cotidianos. A partir daí surge a relação ciência e tecnologia.
O estudo da ciência acontece desde os primórdios da humanidade, quando um primitivo descobria o poder de cura de uma erva, por exemplo. Já nessa época, pode-se destacar uma amostra de tecnologia (não civilizada), que era o uso do fogo, após sua descoberta o homem percebeu e idealizou muitas utilidades pra esse.
Em forma rezumida, ciência é o estudo das leis da natureza. Após muitas pesquisas em determinada área, os ciêntistas formulam teorias, que só podem ser determinadas através de experimentos. Estes contam com os avanços tecnológicos para um melhor e mais preciso resultado de tal pesquisa. Assim, pode-se destacar que tecnologias são termos empregados para designar novidades desenvolvidas em laboratórios de pesquisa, onde seu emprego desperta curiosidade e admiração.
Com o desenvolvimento da sociedade, ciência e tecnologia também evoluiram, e mais do que nunca se põem inteligadas.
A ciência moderna teve início no final do século XII na Europa, em consequência da revolução cintífica. E os conhecimentos tecnológicos a partir da Revolução Indutrial se modificaram de forma rápida.
As novas e surpreendentes tecnologias que estão sendo criadas serão fruto da ciência aplicada. E as consequências desses avanços são visíveis.
A ciência se dirige diretamente às pessoas que a transforam em verdade. A tecnologia é o que chega às mãos dos usuários. Portanto, pode-se concluir que ciência e tecnologia se preocupam em conseguir soluções para problemas vindos de necessidades detectadas.