Ciência e Tecnologia
Ciência, Tecnologia e Engenharia
Texto de referencia:
PORTO GONÇALVES, Carlos Walter. Para além da crise de paradigmas: a ciência e seu contexto. Universidade e Sociedade. nº49. Brasília, janeiro de 2012.
A ciência e a tecnologia são dimensões do conhecimento e produtos da ação humana que adquirem cada vez mais importância na sociedade moderna. A engenharia não escapa aos efeitos das transformações científicas e tecnológicas, mas, mais do que isso, participa destas transformações. A partir da leitura do texto de Porto Gonçalves (2012), responda:
Questão Central: Que transformações você é capaz de perceber na engenharia que são resultado do desenvolvimento da ciência e da tecnologia? Destaque algumas contribuições, positivas ou negativas, da engenharia para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O uso da ciência proporcionou um imenso avanço na história da humanidade. Descobertas que impulsionaram o trabalho humano, gerando maior eficiência, rapidez e produtividade. Porém, a natureza sofreu, e continua sofrendo, diversas transformações para que isso ocorra. Os avanços científicos foram abrindo novos domínios para inovação tecnológica que, no entanto, trazem gravíssimas consequências para a saúde humana e do planeta. O estudo da ciência fez com que o trabalho progredisse, resultando em especializações, que segundo Adam Smith, proporciona uma simplificação do processo produtivo e, assim, aumentando a produção. “Um saber especializado proporciona um maior aprofundamento no conhecimento de uma determinada matéria e, assim, um maior domínio sobre ela”. Com isso, nas construções civis o risco de desabamento seria melhor e a construção maior. O mesmo em outras engenharias. Com a tecnologia, a globalização foi surgindo, o que possibilitou a interação entre os países, reconhecimento mundial e busca de maiores mercados consumidores. Avanço tecnológico e científico na área de cálculos, com técnicas mais precisas,