Recursos humanos
1.2HISTÓRICO
Criada em 28 de julho de 1986, a Fundação Carlos Gomes(FCG) é responsável pela política cultural musical do Estado do Pará, além de ser a entidade mantenedora do Instituto Estadual Carlos Gomes, instituição de ensino musical centenária, também conhecida como Conservatório Carlos Gomes.
A FCG mantém intercâmbios nacionais e internacionais nas áreas técnica, cultural e científica, o que contribui significativamente no aprimoramento do seu quadro de professores e colaboradores, e influencia na formação de seus alunos e de profissionais da música que buscam atualização nos cursos de extensão oferecidos à comunidade. Além disso, a fundação tem por missão difundir a educação musical como instrumento de socialização e inclusão social e promover o ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Estado do Pará, formando músicos para o mercado, potencializando talentos, e documentando a memória da música regional, respeitando as relações sociais e ecológicas.
1.3 HISTÓRICO
Considerado o terceiro estabelecimento de ensino musical criado no Brasil, o Instituto Estadual Carlos Gomes, foi criado em 24 de fevereiro de 1895. Em sua primeira fase foi dirigido pelos renomados maestros Antonio Carlos Gomes, Enrico Bernardi, José Cândido Gama Malcher, Octávio Meneleu Campos e Paulino Chaves. Sendo este seu último diretor, já que o Instituto foi desativado em 1908, pelo governador Augusto Montenegro, sob a alegação de que as despesas com instituto eram dispendiosas. Depois disso, o conservatório só voltaria a funcionar em 1929, no governo de Eurico Valle, com o apoio do então intendente municipal de Belém, Antônio de Almeida Faciola,