Recursos humanos
Crescimento e Decrescimento Quando temos uma função pode acontecer que, ao aumentar os valores de x, os valores das imagens também aumentem. Neste caso, diremos que a função cresce. Podemos vê-lo claramente na figura seguinte: Critérios de Crescimento de uma Função: 1. Uma função é estritamente crescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que: a < b f(a) < f(b) Podemos verificar este primeiro critério observando o gráfico da figura seguinte:
2. Uma função é crescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que: a < b f(a) f(b)
Como não basta comparar dois pontos extremos, já que a amplitude entre esses dois pontos pode ter um comportamento diferente (ver figura anterior), temos de estabelecer um critério válido para o crescimento num ponto. 3. Uma função f(x) é crescente num ponto a se existir um intervalo que contenha a de maneira que os x deste intervalo verifiquem: se x < a f(x) < f(a) se x > a f(x) > f(a) Podemos verificar este terceiro critério de crescimento de uma função observando o gráfico da figura seguinte :
Ao contrário do que acontece com as funções crescentes, numa função decrescente, quando aumentam os valores de x, diminuem os valores de y. Esta particularidade fica perfeitamente definida observando o gráfico da figura seguinte:
Critérios de Decréscimo de uma Função: 1. Uma função é estritamente decrescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que: a < b f(a) > f(b)
2. Uma função é decrescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que: a < b f(a) f(b) À semelhança do que fizemos para o crescimento, temos de