Métodos anticonceptivos
Métodos anticoncepcionais, também conhecidos como métodos contraceptivos, são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Existem métodos específicos para homens e mulheres. Alguns são reversíveis, ou seja, após utilizá-los, a pessoa ainda tem capacidade de ter filhos. Já outros, como a ligadura de trompas e a vasectomia, são irreversíveis: quando utilizados, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de gerar filhos.
Estar bem informado é fundamental para fazer a escolha do método anticoncepcional. Não existe um método melhor que o outro, pois cada um tem vantagens e desvantagens, assim como não existe um que seja 100% eficaz, já que todos têm uma probabilidade de falha. Um bom método é aquele que o deixa confortável e que se adapta ao seu modo de vida e à sua condição de saúde. Tenha sempre em mente que, muitas vezes, o método adequado para uma pessoa pode não ser o para outra.
Procure sempre o profissional de saúde antes de começar a usar qualquer método anticoncepcional, pois existem situações em que determinados métodos não são recomendados. Além disso, faça o acompanhamento periódico para verificar se a utilização do método escolhido está correta ou se houve alguma alteração que torne necessária a sua substituição. Na rede credenciada Usisaúde você encontra ginecologistas e urologistas preparados para auxiliá-lo neste momento. Consulte o nosso catálogo.
PRINCIPAIS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS UTILIZADOS:
Método da Tabelinha
É um método que consiste na observação do ciclo menstrual e fértil da mulher, possibilitando determinar os dias em que poderá ter relações sexuais com menor risco de engravidar.
Todo mês, a mulher deve marcar em um calendário a data de início da menstruação para verificar o número de dias que durou cada ciclo menstrual. Isto deve ser realizado por no mínimo seis meses, para que se tenha uma informação mais exata do período fértil. Após anotar as datas