Pílula do dia seguinte
Pílula do dia seguinte
• Desde a invenção da pílula anticoncepcional a mulher passou a ter mais autonomia sobre seu corpo e liberdade sexual. Hoje as mulheres têm total controle para decidir se querem e quando querem se tornar mães.A maioria dos métodos que evitam uma gravidez não planejada é usada antes ou durante a relação sexual, mas a pílula do dia seguinte pode ser eficaz até cinco dias depois do sexo desprevenido. É importante ressaltar que este é um método de emergência e não deve nunca ser usado de maneira premeditada. Você sabe como usar o contraceptivo de emergência da maneira correta?
O contraceptivo de emergência, ou pílula do dia seguinte, como é chamado, é um método anticonceptivo capaz de evitar uma possível gravidez mesmo depois da relação sexual desprotegida. A pílula utiliza compostos hormonais concentrados capazes de evitar que o óvulo seja fecundado.É importante ressaltar que a pílula do dia seguinte previne apenas contra gestações não planejadas, mas não contra doenças sexualmente transmissíveis
(DST), como Aids e gonorreia. Para evitar contágio durante a relação sexual use camisinha. Usar preservativo é a única maneira de evitar DSTs.
Mais situações do uso da pílula do dia seguinte é indicado
A pílula do dia seguinte não deve ser usada com frequência, este é um método indicado apenas para emergência. Por
“emergência” podemos entender, por exemplo, situações em que o preservativo tenha sido danificado e rompido durante o ato sexual, a mulher esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional comum ou, principalmente, em casos de abuso sexual.O Ministério da Saúde alerta: O anticoncepcional de emergência não deve ser usado de forma planejada, previamente programada, ou substituir método anticonceptivo de rotina.
Porque o método contraceptivo de emergência é importante A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da
Saúde citam três razões para justificar a existência deste método:- De acordo como Ministério da