Resenha capítulo 4 do livro teoria geral da administração - motta e vasconcelos
Afim de discutirmos sobre, irei expor inicialmente brevementeos conceitos da Escola clássica de Administração. Descrissão:
Escola clássica= 2 modos de fazer algo: * “one best way”, otimização dos recuros e racionalidade absoluta permitindo a permanência no mercado. * Não otimização dos recursos , e consequente não sobrevivência no mercado(exit).
Racionalidade limitada: Novos caminhos através da inovação são possíveis, e não existe apenas um modo de se fazer algo bem. A reserva de recursos(slak) é essencial para empresa e pode salva-la, a partir da perspectiva de que na realidade a otimização absoluta dos recursos e quase impossível.
Página 98, definição de racionalidade limitada. Racionalidade influenciada pelo presente e pelo passado. “Efeito posição e efeito disposição”. Modelo de racionalidade limitada gerou 2 pesquisas. Necessidade
Pesquisas sobre condições organizacionais e sócias do processo decisório e pesquisas sobre a estruturação do campo cognitivo dos atores sociais e o processo decisório.
A primeira pesquisa investigou a estruturação do espaço de ação dos atores sociais e em seus resultados ressaltou algumas condições relevantes para um processo decisório satisfatório:
A empresa deve guardar uma reserva de recursos prevendo a não otimização dos processos produtivos e a não tomada de decisão ideal, levando em consideração a falta de sincronismo existente em cada departamento dentro da própria empresa. Seria como ter uma “gordura para queimar” caso algo desse errado. (Quase-resolução dos conflitos)
“Programas rotineiros de ação” – deixar uma folga para problemas novos. (Tendência a afastar a incerteza)
“Tentar solucionar os problemas com as soluções simples primeiro, se não for o suficiente, tentar alguma solução mais complexa e assim em diante.“(Busca sequencial de soluções de problemas)
“As organizações de fato não aprendem como os humanos, mas os