Recursos humanos
Professora: Alessandra Argolo
1
Departamentalização
A medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõem a sua estrutura organizacional.
A especialização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal.
A especialização vertical ocorre quando surge a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Caracteriza-se pelo crescimento vertical do organograma, ou seja, pelo aumento do número de níveis hierárquicos.
A especialização horizontal ocorre quando surge a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho. Provoca um maior número de órgãos especializados no mesmo nível hierárquico. Caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma.
As especializações se completam e dificilmente andam separadas, eles constituem formas diferentes de divisão do trabalho: a especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade, enquanto a especialização horizontal é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos.
À medida que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação das diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores. Daí o princípio da homogeneidade: as funções são tratadas como unidades organizacionais. As funções são homogêneas, à medida que seu conteúdo apresente semelhanças entre si. Assim o princípio deve reger a departamentalização.
1 Departamentalização
É o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
Tipos de departamentalização
Os principais tipos de departamentalização são: - por funções - por produtos ou serviços -