Ondas acustica e ótica
Aristóteles recorre as noções de forma matéria . a matéria é o principio indeterminado de que é feito o mundo físico ‘aquilo de que é feito algo “ . o que não coincide exatamente com o que nos entendemos de matéria , na física por se caracterizar pela indeterminação forma é “aquilo que com que um coisa seja o que é “ com essa ideia o mesmo estudou o papel elasticidade do sons assim como ele Galileu , Bacon e Newton estudaram o som assim iniciando a era cartesiana da acústica .
Acústica é o ramo da física que estuda o som e suas propriedades, o som é um fenômeno ondulatório criado por um corpo vibratório que se propaga através de um meio material chegando a um receptor . a acústica estuda o gerador , o meio material e o receptor .
O som pode se propagar tanto no meio atmosférico quanto em líquidos e em sólidos, suas oscilações harmônicas podem ser ouvidas por um ouvido humano em um intervalo limitado de tempo de frequência entre 20hz até 20000hz.
Galileu iniciou estudos que foram fundamentais para a acústica o mesmo acreditava que o som por si se propagava por ondas em um meio material enquanto Newton estudava análises da velocidade do som foi Newton que ligou o som a mecânica .
Na física existem dois tipo de ondas .
Onda mecânica se propaga através de um meio material e a onda eletromagnética que se propaga não tendo um meio físico , é gerado por vibrações de natureza elétrica e ou magnética.
Sendo assim o som é uma onda mecânica tridimensional produzido por um corpo vibrante .
A frequência é a ocorrência da flutuação completa da pressão em um intervalo de tempo
Ela é dada por (Hz) corresponde o numero de oscilações por segundo, sinais menores que 20hz são infrasons e maiores que 20.000hz são ultrasons.
Nível de pressão sonora .
Mendes afirma que a intensidade de um som depende de sua pressão sonora , todos os sons que ouvimos têm pressões compreendidas entre limites usa-se uma escala logarítmica , segunda