Algoritmo
Algoritmos são soluções computacionais que expressam uma sequência de instruções bem definidas, em que cada uma pode ser executada mecanicamente num período de tempo e com uma quantidade de esforço. Eles podem repetir passos, tomar decisões e até fazer comparações para que resultados sejam encontrados. É um meio de o programador mostrar a sua visão do problema para outras pessoas. Deve ter uma linguagem bem definida, sendo assim: conciso, estruturado, preciso e legível.
São propriedades de algoritmos: 1. Ações simples e bem definidas, que não tenham mais de uma interpretação; 2. Seqüência ordenada de ações; 3. Seqüência finita de passos.
* Pseudo-linguagens:
As pseudo-linguagens, também conhecidas como pseudocódigo, são bastante usadas no estudo de algoritmos. É uma forma geral de escrever um algoritmo com a utilização de linguagens mais simplificadas. Como o nome diz, essa é uma liinguagem fasa, portanto não funciona em um sistema real, porém permite um maior entedimento da programação e maior flexibilidade para a compreensão de um iniciante.
A mais usada aqui é o Portugol, também conhecida como Português Estruturado.
A estrutura de um algoritmo em Portugol tem como base:
início
< declarações de variáveis >
< ações >
Fim
* Estrutura de um programa:
Todo algoritmo deve ser montado com uma ou mais dessas estruturas:
1. Seqüência: “;”
O ponto e vírgula define a ordem na qual as ações devem ser executadas.
2. Alternativa simples: SE <condição> ENTAO <ações> FIMSE
2.1. Alternativa composta: SE <condição> ENTAO <ação1> SENAO <ação2> FIMSE
3. Repetição: REPITA <ações> ENQUANTO <condições>
* Tipos para representação de dados e variáveis:
As variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam as informações manipuladas pelos programas. É um local onde se armazena um tipo