vidro
ACÚSTICA
Onda, Acústica e Ótica – Profª Francisca de Souza
O som
As ondas sonoras são ondas longitudinais, isto é, são produzidas por uma seqüência de pulsos longitudinais. As ondas sonoras podem se propagar com diversas frequências, porém o ouvido humano é sensibilizado somente quando elas chegam a ele com frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz, aproximadamente.
Quando a frequência é maior que 20 000 Hz, as ondas são ditas ultra-sônicas, e menor que 20 Hz, infra-sônicas. As ondas infra-sônicas e ultrasônicas não são audíveis pelo ouvido humano. As ondas infra-sônicas são produzidas, por exemplo, por um abalo sísmico. Os ultra-sons podem ser ouvidos por certos animais como morcego e o cão. As ondas sonoras audíveis são produzidas por:
vibração de cordas
vibração de colunas de ar
vibração de discos e membranas
O som musical, que provoca sensações agradáveis, é produzido por vibrações periódicas. O ruído, que provoca sensações desagradáveis, é produOnda, Acústica e Ótica – Profª Francisca de Souza
zido por vibrações aperiódicas.
Transmissão do Som
A maioria dos sons chega ao ouvido transmitida pelo ar, que age como meio de transmissão. Os sons não se transmitem no vácuo, porque exigem um meio material para sua propagação. De uma maneira geral, os sólidos transmitem o som melhor que os líquidos, e estes, melhor do que os gases. Observe a tabela que apresenta a velocidade de propagação do som a 25°C.
Meio
Velocidade (m/s)
Ar
346
Água
1498
Ferro
5200
Vidro
4540
Qualidades do Som
Se a energia emitida pela fonte é grande, isto é, se o som é muito forte, temos uma sensação desagradável no ouvido, pois a quantidade de energia transmitida exerce sobre o tímpano uma pressão muito forte. Quanto maior a vibração da fonte, maior a energia sonora, logo:
Quanto maior a amplitude da onda, maior a intensidade do som.
Em homenagem ao cientista norte-americano Graham Bell (1847-1922), que estudou o som e inventou