Telecomunicações
Nome: Lucas Darlin Rodrigues
Turma: 132 PE
Data: 25/09/2014
Professor: Altair Condé
Sumário:
Panorama Geral das Telecomunicações 03
DEM - Ondas Eletromagnéticas 04
Sistemas Irradiantes 07
TI x RX (Transmissão e Recepção) 09
Modulação 10
TV Analógica 12 TV Digital 13
Fibra Ótica 15
Bibliografia 18
Panorama Geral das Telecomunicações
As telecomunicações constituem um ramo da engenharia elétrica que contempla o projeto, a implantação e a manutenção dos sistemas de comunicações. A principal finalidade das telecomunicações é suprir a necessidade humana de se comunicar à distância. É comum o prefixo tele ser omitido e, com isto, usar-se a palavra comunicações.
Um selo postal húngaro ilustrandodois satélites Telstar trocando sinaisde telecomunicações com estações posicionadas na Terra.
A priori, todas as informações recebidas geram uma resposta do destinatário ou pelo menos uma confirmação de recebimento. Por este motivo, a palavra é sempre grafada no plural: telecomunicações.
Em um sistema de telecomunicações, as informações do emissor são temporariamente convertidas em sinais elétricos (tensões elétricas que variam com o tempo), para que possam trafegar pelo sistema até que cheguem ao destino, onde são novamente convertidas em informações inteligíveis pelo destinatário. Esses sinais elétricos são denominados sinais elétricos da informação. Tais sinais podem ser analógicos ou digitais.
Os sinais analógicos são aqueles gerados por dispositivos transdutores, ou seja, dispositivos elétricos capazes de converter um tipo de energia em outro. Portanto, os transdutores podem ser utilizados para converter informações em sinais analógicos e vice-versa. Exemplo: o microfone é um tipo de dispositivo transdutor. Quando uma pessoa fala ao microfone, esse transdutor converte a voz da