Telecomunicações
1 - Introdução
2 - A evolução das telecomunicações
3 - Descrição geral do processo de transmissão de sinal em celulares
4 - Fluxograma geral do processo de implementação de um sistema de telefonia móvel
5 - Os sistemas de transmissão de telefonia móvel - TDMA (2G) - GSM (3G) - WCDMA (3G) - 4G (Quarta Geração)
6 - Conclusão
1 - Introdução
Com o avanço diário da tecnologia e das novas formas de comunicação, o sistema de telefonia móvel que hoje e a principal atividade do ramo das telecomunicações, assim como a TV digital e a internet, vem em uma acendente quando se fala em melhoria de transmissão de sinal, possibilidade de estar conectado todo o tempo a internet via celular, sem contar a facilidade que existe para a troca de informações como fotos e videos. O celular hoje, é um bem material indispensável na vida de qualquer pessoa.
2 – A evolução das telecomunicações
A história das telecomunicações começou a desenvolver-se na primeira metade do século XIX, com o telégrafo elétrico (que permitia enviar mensagens com letras e números). Posteriormente, apareceu o telefone, que veio acrescentar a possibilidade de comunicar com recurso à voz. Com as ondas de rádio, a comunicação sem fios chegou para fazer uma autêntica revolução.
Não há dúvida de que as inovações tecnológicas na área das telecomunicações não se ficaram por aí, pois são uma constante e não param de fazer furor. O modem possibilitou a transmissão de dados entre computadores e outros dispositivos, constituindo assim o ponto de partida para o desenvolvimento da Internet e outras redes informáticas.
Hoje em dia, com as tecnologias de telefonia móvel, 2G, 3G e a implementação do 4G as telecomunicações são parte integrante de um ramo industrial que move, anualmente, milhões de euros em todo o mundo.
3- Descrição geral do processo de transmissão de sinal em celulares
O