Recursos humanos
Evolução da Qualidade
A evolução da qualidade total passou por três grandes fases:
-> Era da inspeção: o produto era inspecionado pelo produtor e pelo cliente, o que ocorreu pouco antes da revolução industrial. Os principais responsáveis era os próprios artesãos. Evolução da Qualidade
-> Era do Controle Estatístico: o controle de inspeção foi aprimorado em função do crescimento da demanda, inviabilizando a execução da inspeção produto a produto.
A técnica da amostragem passou a ser utilizada, obedecendo cálculos estatísticos, certo número de produtos era selecionado aleatoriamente para ser inspecionado, de forma que representasse todo o grupo.
Evolução da Qualidade
-> Era da Qualidade Total: período em que vivemos, sendo a ênfase no cliente na qual passa ser o centro das atenções das organizações dirigem seus esforços para satisfazer às suas necessidades e expectativas.
A principal característica dessa era é que “toda empresa passa a ser responsável pela garantia da qualidade dos produtos e serviços – todos os funcionários de todos o setores.”
Qualidade
A gestão da qualidade total está embasada em alguns conceitos e teorias, dentre os destacam-se: o Custo da qualidade; o Engenharia da confiabilidade; o Zero defeito.
Qualidade
Custos da Qualidade: Por muito tempo associou-se melhoria da qualidade ao aumento dos custos, porém, quando há aumento significativo da qualidade paralelamente tem-se aumento de produtividade e ganhos relativos. Os custos da qualidade são na verdade os decorrentes de falta de qualidade:
Qualidade
Engenharia da Confiabilidade: Reconhece que as taxas não são constantes nem variam regularmente, havendo um período de adaptação de operação normal e uma fase de desgaste. A análise dessas relações foi associada a programas de testes meticulosos, simulando condições extremas de operação.
Qualidade
Zero Defeito: Parte do princípio que o ser humano tem