recursos humanos
Os processos de aplicação de pessoas envolvem os primeiros passos na integração dos novos membros na organização, o desenho do cargo a ser desempenhado e a avaliação do desempenho. É o passo seguinte à provisão de pessoas nas organizações e visa manter o processo de integração contínuo.
Na fase da aplicação de RH as pessoas serão posicionadas em seus cargos e avaliadas quanto a seu desempenho. Socialização Organizacional.
A socialização organizacional procura estabelecer junto ao novo participante as bases e premissas através das quais a organização pretende funcionar e como o novo participante poderá colaborar nesse aspecto. Pode ser iniciada já durante o processo de seleção, quando o candidato com maior potencial é conduzido para o ambiente da organização onde passa a conhecer setores e funcionários; ou, quando já está contratado: o gerente passa ao novo funcionário tarefas desafiadoras; ou então, quando o gerente exerce com competência seu papel e transmite e apóia o novo colaborador, sem o temor de que ele possa vir a tomar seu lugar; outra forma é inserir o novo candidato em grupos de trabalho.
Os Métodos de Descrição e Análise de Cargos mais comuns são:
a) Observação direta: observação das atividades do ocupante do cargo por um analista de cargos. O analista é ativo e o participante é passivo.
b) Questionário: colheita de dados sobre um cargo que é feita através do preenchimento de um questionário de análise de cargo, preenchido pelo ocupante ou por seu superior. Neste caso, o analista de cargos é passivo e ocupante do cargo é ativo.
c) Entrevista direta: colheita de dados sobre o cargo através de uma entrevista entre o analista e o ocupante do cargo. Ambos são ativos.
d) Métodos mistos: usam-se dois ou mais métodos ao mesmo tempo – Ex: Entrevista e questionário; observação direta e entrevista entre outras possibilidades.
Descrição de Cargos
A descrição de cargos é um processo que consiste em enumerar as