filme: "A onda"
Alunas: Josiene Pereira da Silva
A Onda é um filme alemão, que retrata a história de um professor simpatizante da anarquia, porém por alguns motivos relevantes resolveu lecionar a disciplina de autocracia, o oposto do que ele acreditava. Então a turma se tornou um grupo unânime com as mesmas ideias, onde o professor se tornou o líder, que controlava totalmente aquele movimento.
Entretanto esse grupo começou a ganhar forças e o professor acabou perdendo o controle da situação e o trabalho em destaque perdeu o objetivo principal, esse fator resultou em consequências lastimáveis.
Pode-se perceber nesse filme que o professor tem grande importância na concepção ideológica de seus alunos e se torna cada vez mais um exemplo a ser seguido, dessa forma, pode influenciar de forma direta ou até mesmo indireta no processo de formação de caráter, personalidade e no desenvolvimento total do individuo.
De acordo com o Relatório Belmont, o princípio do respeito às pessoas (autonomia); o princípio da beneficência e o principio da justiça são princípios éticos também considerados básicos em qualquer sociedade. Sendo assim esses princípios precisam estar sempre presentes na vida de todos os seres humano, para haver coerência em todos os momentos.
Segundo essa ideologia é extremamente importante respeitar um agente autônomo e reconhecer o direito dessa pessoa de ter suas opiniões, fazer suas escolhas e agir com base em valores e crenças pessoais. A prática pedagógica do professor estava incoerente diante daquela situação, pois ele não tinha o real domínio da atividade que estava acontecendo, então os alunos ficaram no comando agindo de forma inaceitável e se tornaram uma ameaça para todos ao redor.
Outro fato relevante desse filme é a falta que a família faz no processo escolar, pois muitos jovens se ingressaram no movimento de corpo e alma achando o sentido de viver através daquela ideologia pregada pelo professor que se baseava nas idéias fascistas. Percebe-se