Recursos Humanos
Gerenciamento de pessoas é o segmento organizacional especializado em tornar essa realização mais produtiva, eficiente e para todos os envolvidos.
O Gerenciamento de pessoas é uma área determinante relacionada á política da instituição, portanto podemos dizer que ela sofre influência da cultura que existe na instituição, estrutura organizacional, do negócio da instituição, dos processos internos, entre outros, ou seja, é uma área sensível ao que acontece externa, e principalmente, internamente na instituição.
Teoria da Motivação de Maslow
Maslow procurou compreender e explicar o que energiza, dirige e sustenta o comportamento humano. Para ele, o comportamento é motivado por necessidades, a que ele deu o nome de necessidades fundamentais.
As necessidades são baseadas em dois agrupamentos: Deficiência e Crescimento. As necessidades de deficiência são as fisiológicas, as de segurança, de afeto e as de estima. As necessidades de crescimento são aquelas relacionadas à auto-realização dos seres humanos.
Hierarquia das Necessidades – Pirâmide Motivacional
Figura 1.1 – A hierarquia das Necessidades, segundo Maslow. Fonte CHAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. Fundamentos básicos, 2009, p.125.
As necessidades fisiológicas se referem às necessidades biológicas dos indivíduos, como o ar, abrigo e o repouso. São as mais prementes e dominam fortemente a direção do comportamento caso não estejam satisfeitas.
As necessidades de segurança aparecem à medida que as necessidades fisiológicas estejam razoavelmente satisfeitas. Levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo, seja ele real ou imaginário físico ou abstrato.
Necessidades Sociais refere se a necessidade de afeto das pessoas que consideramos (namorado, filhos, amigos). São necessidades sociais presentes em todo ser humano tais como de amor; afeição; participação.
As necessidades de auto-realização são necessidades de crescimento e revelam uma tendência de