Recursos Humanos
A situação em questão nos apresenta a empresa Labflex, a qual está desenvolvendo um planejamento estratégico, que fornecerá mão de obra qualificada não só para as vendas das máquinas, mas também o apoio técnico o cliente no pós-venda. O projeto tem como objetivo disponibilizar ao cliente um profissional qualificado para trabalhar em sua empresa por até três meses após a venda, e fornecer também o apoio técnico e acompanhamento durante um ano, sem custos adicionais. Como este projeto quadruplicou as vendas da LabFlex, a empresa resolveu contratar novos funcionários para ampliar sua equipe.
Desta forma, definimos o problema como: como treinar e capacitar os funcionários para atuar e dar suporte a outras empresas.
Conceitos
1. Desenvolvimento de Pessoa
Conceito de Treinamento e Desenvolvimento
Segundo Araujo (2009), a área de treinamento e desenvolvimento foi criada com a finalidade de capacitar melhor os funcionários e coloca-los em determinadas posições na organização de forma que eles desenvolvam seu potencial. T&D (treinamento e desenvolvimento) pode focar na tarefa ou na pessoa que vai executa-la.
Milkovich e Boudreau (2000), citado por Araujo (2009) consideram “o treinamento um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papeis funcionais”. Araujo afirma que os dois autores acreditam que o processo de treinamento beneficie não só à empresa, mas também seus funcionários, já que eles adquirem habilidades, atitudes e conceitos novos.
Portanto, pode-se definir que treinamento é o mesmo que oferecer condições que auxiliem na aprendizagem e na integração das pessoas na organização. Para entendermos este processo, precisamos ter em mente que os treinandos e treinandas são pessoas e tem comportamentos diferentes uns dos outros (ARAUJO, 2009)
É comum que a