Agenda21
A agenda 21 tem o propósito de firmar compromissos com a sociedade, com o desenvolvimento sustentável e com o meio ambiente, abrangendo os aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando á proteger as gerações presentes e também as do futuro. O problema é conscientizar cada um sobre a forma de usar os recursos naturais sem contribuir para a degradação do ambiente.
Consiste no planejamento voltado para a ação compartilhada na construção de propostas voltadas para a elaboração de uma visão de futuro, na condição de um processo contínuo e sustentável, na descentralização e controle social e incorporação de uma visão multidisciplinar em todos os aspectos. E será uma grande batalha com muitos pontos a serem discutidos, entre eles:
1. Luta contra a pobreza;
2. A proteção da atmosfera;
3. A luta contra o desmatamento;
4. Conservar a biodiversidade biológica;
5. O formato da educação, a capacitação e a conscientização;
6. A evolução das modalidades de consumo;
7. A proteção da saúde humana;
8. A luta contra a seca;
9. O fortalecimento do papel dos agricultores;
10. O fortalecimento da indústria;
Portanto, é cuidar bem do ambiente, pois a semente do futuro, são as mesmas de hoje e o que se está plantando agora, serão os frutos do amanhã. Por isso é preciso incrementar as fontes de energia renováveis; investir na expansão da produção agrícola e nas práticas de baixa emissão de carbono; promover a segurança alimentar e a inclusão social; reduzir o desmatamento, proteger as florestas e a biodiversidade; buscar meios de compensar as perdas passado.
Para isso acontecer seria possível a conscientização de todos, mas muitos aspectos econômicos e ambientais acabam contribuindo para que nada até agora, seja feito. Até o exato momento, só houve discussões de como cada um poderia proteger o seu ambiente, por inúmeras razões, ainda não foram tomadas atitudes que resolvessem o problema do planeta.