Recursos Humanos
Evolução da Teoria Econômica ................................................................. 2Respostas....................................................................................................... 5Referências .................................................................................................... 7
Evolução da Teoria Econômica
Á medida que o mundo foi se sofisticando nas suas relações sociais, a administração do conviver entre os homens, foi se reaparelhando e finalmente encontrou-se com a economia, tida como uma ciência social.
A economia tem de ser administrada. Não é à toa que existem hoje no mundo diversos tipos de “economias”, cada uma com a cara da política do local onde é praticada.
Grandes pensadores foram forjando fundamentos econômicos, alguns antagônicos entre si, mas que cada um ao seu modo e a depender das características locais, funcionaram, outros funcionaram temporariamente, outros fracassaram depois de perdurar um tempo.
Para clarear o que queremos dizer podemos citar alguns casos exemplares:
O caso da ilha de Cuba: Tratava-se de um quintal dos EEUA, explorando o turismo de forma intensiva e a sua maneira era próspera, sem nada produzir além de cana de açúcar. Com a assunção da revolução comunista o quadro político e econômico mudou. A Ilha fechou-se, aliou-se a quem recebia ajuda “econômica” não produtiva, pois os recursos eram doados em troca da fidelidade política. Os recursos não eram gerados por produção de bens. Após a derrocada Russa, Cuba se viu sem essa “receita” e foi o caos que dura até hoje. Porém como modelo econômico existe embora a pobreza e a falta de liberdade sejam tônicas da sua realidade.
O caso da Síria de Saddan Hussein, inundada de petróleo, mas sua desorganização política levou o país ao colapso, a miséria e a guerra civil. E apesar de todo seu potencial de gerar riquezas, o pais vive de incertezas provocadas pela sua realidade política.
O caso da Venezuela, assaltada por