recursos humanos
Com as mudanças ocorridas ao longo dos anos, a seleção de profissionais não tem como único fim o preenchimento das vagas, mas também o ajuste adequado do candidato - vaga - organização, visando os resultados em curto prazo, onde o candidato merece o destaque.
A preocupação com a excelência de um processo de seleção é vantajosa por diversas razões, mas entre elas destaco: redução dos investimentos no processo de contratação, diminuição do turnover e do absenteísmo, menor investimento em programas de integração e no período de adaptação até que o candidato apresente resultados, menor investimento de treinamento, manutenção do ritmo de produção e a redução dos valores no processo de desligamento.
Uma visão macro de Gestão de Pessoas - assim como de toda a organização, de sua política, de sua cultura, de sua estrutura, de seu plano estratégico e de suas metas, - é indispensável ao profissional que está conduzindo o processo seletivo, além do conceito de mercado, de empregos, a sua influência na economia do país e da empresa, e, por consequência, as suas decisões para as atividades de recrutamento e de seleção.
Os processos seletivos atualmente, mais do que conhecimentos técnicos da função, buscam também, e principalmente as competências necessárias para ocupar um determinado cargo. Tal fato se produz em função da consciência adquirida pelos empresários de que são estes os fatores que levam as organizações para um maior desenvolvimento, acrescendo a sua produtividade e o seu lucro. Este deve ser o objetivo de um processo seletivo