REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Pesquisa quais as tecnologias inerente ao processo produtivo atual, voltado para segurança do trabalho nos seguinte Ramos: Automotivo, Agrícola, Alimentícios industrial.
RESUMO
A partir do advento da Revolução Industrial no século XVI, o Trabalho tornou-se cada vez mais organizado e normatizado, sendo controlado por um capital financeiro que ditava as novas regras de produção e consumo. Assim, o antigo mundo rural desapareceu para dar lugar a uma era dos extremos; onde homens, mulheres e crianças eram forçados pela sobrevivência a trabalharem por longas horas no interior das fábricas. As condições de trabalho nestas instalações eram marcadas pela insalubridade e periculosidade em graus extremos, não existindo qualquer mecanismo para garantir a saúde ou a segurança dos operários. A mudança deste quadro caótico somente ocorreu na aurora da época contemporânea, com a criação de leis e organismos de defesa do trabalhador. Portanto, movido por um interesse em analisar as condições dos trabalhadores no interior das fábricas atuais e procurando compreender o seu papel em um contexto econômico – social.
Introdução
Trabalho e produtividade, termos que não são sinônimos, mas que estão relacionados quando se fala de trabalho. A ideia de produtividade, como resultado imediato do trabalho, visando unicamente o lucro, sem levar em consideração a qualidade e as condições deste, e do trabalhador felizmente tem sido cada vez mais combatido e a tomada de consciência de sua importância vem cada vez mais ocupando espaços nos debates sobre trabalho, segurança e saúde do trabalhador nas esferas públicas e particulares. A qualidade e a produtividade ainda ocupam lugar de destaque em qualquer empresa, mas ao contrário dos países de primeiro mundo, onde existe uma tendência para a eliminação do trabalho físico pesado, os países em