Recursos Humanos
O Plano de Cargos e Salários (PCS) tem como principais objetivos: prever, qualitativa e quantitativamente, os recursos humanos; delimitar atribuições, deveres e responsabilidades inerentes a cada cargo; definir especificações de cargos; estabelecer uma estrutura salarial; oferecer oportunidades de remuneração capazes de produzir continuada estimulação nos empregados, elevando seus padrões de produtividade.
Por meio dessa Gestão, a política salarial pela cooperativa almeja desenvolver uma prática de administração salarial que remunere mensalmente os colaboradores considerando desempenho e resultados produzidos, através do trabalho realizado. A percepção, desenvolvimento e acompanhamento do PCR detêm-se unicamente no trabalho em equipe e na prática da filosofia cooperativa de compartilhamento e participação ativa de todos os colaboradores envolvidos, priorizando também a rentabilidade patrimonial do empreendimento ao associado, a administração participativa, a motivação crescente junto aos resultados da empresa e a remuneração ajustada ao mercado atual. A valorização do trabalhador depende do ponto de vista de seu contratador, de alguns quesitos, dentre os quais se destacam: nível de escolaridade, experiência, iniciativa pessoal, esforço mental ou físico, responsabilidade, horários, condições e riscos de trabalho, dentre outros. Define-se o Plano de Cargos e Salários como sendo o gerenciamento eficiente das políticas de remuneração, estrutura e perfis de cargos e planejamento de pessoal dentro das organizações.
Para Chiavenatto os termos existentes no plano de cargos e salários aponta alguma definições que devem ser abordada antes de recrutar as pessoas para o cargo:
Tarefa: é toda atividade individualizada e executada por um ocupante de cargo. Geralmente é a atividade atribuída a cargos simples e repetitivos (cargos de horistas e ou