anatomia
O sistema reprodutor masculino humano é uma série de órgãos localizados fora do corpo e ao redor da região pélvica de um macho, que contribui com o processo reprodutivo. A principal função do sistema reprodutivo masculino é proporcionar que o gameta ou espermatozoide masculino fecunde o óvulo. Os principais órgãos reprodutivos do sexo masculino podem ser agrupados em três categorias:
A primeira categoria é a produção de espermatozoides e armazenamento. A produção ocorre nos testículos, que estão alojados no escroto, com temperatura regulada, de onde os espermatozoides imaturos deslocam-se para o epidídimo, a fim de desenvolvimento e armazenagem.
A segunda categoria são as glândulas que produzem o líquido ejaculatório, que incluem as vesículas seminais, a próstata e a glândula bulbouretral.
A terceira categoria é aquela utilizada para a cópula e a deposição de espermatozoides (esperma )que estava no macho; nesta categoria estão o pênis, uretra e canal deferente.
- O testículo é o órgão onde se formam os espermatozóides. A espermatogênese (ou formação de espermatozóides),ocorre por diferenciação e meiose de células localizadas na parede interna dos túbulos seminíferos. - Saco escrotal ou escroto é uma bolsa de pele que fica abaixo do pênis. Dentro dele, se aloja o par de testículos, que são as gônadas masculinas.
- As vesículas seminais são duas glândulas que produzem um líquido nutritivo (o fluído seminal) que contêm o açúcar frutose que nutre os espermatozóides. Sua secreção é lançada no duto ejaculatório e eliminado durante o ato sexual.
- A próstata é a maior glândula acessória do sistema reprodutor masculino. Sua secreção neutraliza a acidez da urina residual acumulada na uretra e também a acidez natural da vagina.
- O epidídimo é um canal enrolado que fica localizado sobre o testículo. Os espermatozóides recém-formados vão para o epidídimo, onde terminam sua maturação e ficam armazenados até sua eliminação