RECURSOS HUMANOS
As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais.
A gestão de pessoas é muito sensível á mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos.
As organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso na expectativa de obter um retorno pela sua contribuição. As organizações utilizam meios para obter a participação de novos parceiros para consolidar, fortificar e expandir seus negócios.
Através do emergente sistêmico que é o efeito sinergístico da organização esta consegue reunir e juntar todos os recursos oferecidos pelos parceiros aumentando seus resultados. Com esses resultados a organização consegue proporcionar um retorno maior ás contribuições efetuadas pelos parceiros e manter a continuidade do negócio. As organizações procuram privilegiar os parceiros mais importantes, mas esse fato está sendo substituído por uma visão sistêmica e integrada de todos os parceiros do negócio.
Recursos humanos são os empregados que podem ser considerados como recursos produtivos das organizações e precisam ser administrados para obter o máximo rendimento possível. Nesse sentido as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.
As pessoas, que constituem parte integrante do capital intelectual da organização, devem ser visualizadas como parceiras e fornecedores de competências das organizações.
A Gestão de Pessoas está baseada em três aspectos: pessoas como