Baterias
Entre os vários tipos de armazenamento de energia elétrica descobertos até agora, o que se provou mais eficiente no setor automobilístico é armazenamento eletro químico, mais especificamente, baterias. Objetivo: Comparar os diferentes tipos de baterias existentes buscando a melhor eficiência no setor automobilístico.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, o desafio do setor automobilístico é substituir completamente os combustíveis tradicionais pela energia elétrica. Um dos principais problemas é o armazenamento dessa energia de forma eficiente e pratica.
Segundo Pereira (2013), Atualmente os principais meios de armazenamento de energia elétrica são: Mecânica, térmica e química. Entre eles o que mais se destaca no setor automobilístico é o químico(i.e. baterias), pelo seu caráter compacto e portátil.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Baterias
‘’Uma bateria, geralmente, é composta por uma ou mais células eletroquímicas, ligadas em série ou em paralelo. Nestas células a energia química armazenada é convertida em energia elétrica através de uma reação eletroquímica.’’(OLIVEIRA,201,p.10). Figura 1: Bateria chumbo/óxido de chumbo retirada do site qnint.sbq.org.br
2.2 Célula eletroquímica Segundo Oliveira(2012) uma célula eletroquímica é formada por dois eletrodos que são condutores metálicos por onde uma corrente elétrica entra ou sai do sistema, e um eletrólito que é um condutor de eletricidade, sólido ou líquido. Os eletrodos são divididos entre o ânodo, que tem polaridade negativa e o cátodo que tem polaridade positiva, ambos são separados por um eletrólito. Figura 2: Célula eletroquímica retirada do site www.infoescola.com Quando está ocorrendo um descarregamento (i.e., consumo de energia), o ânodo libera elétrons ao sistema e o cátodo recebe