atividade estruturada eletricidade básica
- CARGA ELÉTRICA: É uma das propriedades fundamentais da matéria associada a algumas partículas elementares dos átomos como: prótons, elétrons, nêutrons, onde os prótons e elétrons possuem cargas elétricas diferentes um é positivo e o outro negativo, e através do atrito entre essas partículas ocorrem o processo de eletrização que é possível devido a troca de elétrons.
- CORRENTE ELÉTRICA: Corrente elétrica é o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada. Porém para “existir” corrente elétrica entre dois pontos deve-se haver uma diferença de potencial elétrica entre os mesmos dois pontos.
- DIFERENÇA DE POTENCIAL ELÉTRICO (DDP): Está relacionada com a energia que o gerador transfere para as cargas elétricas que vão percorrer o circuito.
- RESISTÊNCIA ELÉTRICA: É o exercício de oposição de um determinado corpo à passagem de corrente elétrica. Vários fatores podem colaborar para que haja essa resistência, diâmetro, comprimento, temperatura e tipo de material em que é feito o condutor, ajudam a interferir nesse fator. No caso, a resistência pode também ser usada à favor.
1- COMO SE CHAMA E QUAL É A RELAÇÃO ENTRE AS TRÊS GRANDEZAS CITADAS ACIMA?
- Lei de Ohm, a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo:
V= R.I
V – É a diferença de potencial (V)
R - resistência elétrica (Ω)
I – Corrente elétrica (A) 2- Se 21,847 x 10^18 elétrons passam por um fio em 7 s, qual será o valor da corrente correspondente?
- i= 0,5 A
3- Um fusível de 1 A irá queimar se 86 C passar por ele em 1,2 min?
Sim, pois a corrente que irá passar é maior que 1 ampére.
- i= 1,20 A
ATIVIDADE ESTRUTURADA Nº 1
ALUNO: EDGAR DOMINGOS ALVES
TURMA: 3002
Prof. ROBSON RAMALHO
ELETRICIDADE APLICADA
ENGENHARIA CIVIL
RECIFE, 10 DE SETEMBRO DE 2014.
CÁLCULOS