recursos humanos
FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR RENDIMENTOS
Adriana Miola1
Cláudia Regina Fruchi2
Marcelo Alves Carrera3
Marco Antonio Costa da Silva4
Resumo: O atual modelo de competitividade, demanda das pequenas empresas um novo modelo de organização e gestão. Cabe aos gestores das pequenas empresas, mais do que outras épocas, competência para gerenciar os negócios de forma a satisfazer um cliente cada vez mais exigente, com níveis de excelência jamais experimentados.
Considerando esse
contexto, esse artigo se propôs a refletir e analisar políticas de recursos humanos que podem ser aplicadas em pequenas empresas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que existe um repertório de ações e práticas de recursos humanos que podem gerar bom resultados quando aplicados a pequenos negócios.
Palavras-Chave: Pequenas e Médias Empresas, Gestão de Recursos Humanos,
Qualidade de Vida.
1 INTRODUÇÃO
As pequenas empresas, historicamente, sempre tiveram uma grande dificuldade para competir com empresas de médio e grande porte.
As explicações para essas dificuldades são as mais variadas e passam por problemas relacionados à limitação de recursos financeiros e tecnológicos, formação dos gestores que normalmente são familiares, mão-de-obra desqualificada e resistência à mudança por parte de todos que atuam na empresa, dentre outros fatores.
1
Graduada em Ciências Contábeis e Graduanda em Administração Geral pelo Centro de Ensino Superior de Dracena, com especialização em Auditoria e Perícia Contábil e Especialização em Agronegócios pelo
CESD.
2
Graduada em Letras pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura e Graduanda em
Administração Geral pelo Centro de Ensino Superior de Dracena.
3
Graduando em Administração Geral pelo Centro de Ensino Superior de Dracena.
4
Professor da Disciplina de Recursos Humanos do CESD – Centro de Ensino Superior de Dracena
1
A competitividade no atual mercado