Recursos Humanos
Segundo Schein, organização é definida “enquanto uma coordenação planeada das actividades de um certo número de pessoas para atingirem algum objectivo comum, explícito, através da divisão de trabalho e de funções, e através de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade”.
As organizações dividem-se em dois tipos de grupos: os grupos formais, que são formados pela organização com vista a responder de uma forma mais eficaz à concretização dos objectivos organizacionais e materializa-se através da estrutura organizacional e os informais, que surgem a partir das relações preferenciais, desenvolvidas fora da estrutura organizacional e têm como objectivo resolver situações concretas do quotidiano organizacional.
As organizações são desenvolvidas pelo Homem e encontram-se sujeitas a uma elevada variabilidade e instabilidade. Para esse impacto, desenvolveram mecanismos de controlo, para regular as actividades da organização, permitindo assim que atinjam os seus objectivos:
- A hierarquia, que oferece legitimidade para tomar decisões;
- A distribuição de tarefas;
- A diferenciação de papéis, divisão do trabalho;
- A definição das normas organizacionais, comportamento apropriado e esperado dos actores organizacionais;
- A definição dos valores da organização.
Segundo John W. Ward, “na máquina ideal não podem existir partes desencontradas, nem movimentos desencontrados; tudo é feito, peça a peça, movimento a movimento, no sentido do funcionamento do todo”. O principal objectivo é tornar o trabalho das pessoas mais eficiente nas organizações industriais, através da redução ao mínimo dos movimentos que os operários têm de realizar para executar as tarefas, pela distribuição de funções.
Segundo Fayol, todas as empresas são compostas por 6 tipos de funções interdependentes umas das outras:
A função técnica: fabricação ou transformação de produtos;
A função