drogas
Drogas é qualquer substância que quando consumido, modifica uma ou mais funções do corpo. (MILBY,1988).
Tancredi (1987) define droga como toda substância estranha ao organismo que nele introduzida provoca alterações no seu funcionamento, entende-se por substâncias, os medicamentos e qualquer outra substância ativa do ponto de vista farmacológico.
O problema da dependência a drogas tornou-se um dos temas mais controvertidos na sociedade atual e na qual é possível observar uma confluência de significado elementos médicos, farmacológico, sociais, psicológicos, econômico e até político(KNOBEL,1988). M
De cada dez dependentes de drogas, cerca de nove iniciaram o vício pela maconha. A primeira droga, para mais da metade dos consumidores, quem os forneceu foram amigos ou conhecidos. Na grande maioria das vezes, a rua foi o lugar onde tudo começou, por curiosidade ou influência de colegas.
A constatação faz parte da análise da pesquisa realizada pelo departamento de investigações sobre narcóticos(Denarc). Ela foi feita pela Divisão de Prevenção e Educação(Dipe) a parti de entrevistas com cerca de 2 mil pessoas consumidoras de drogas, em depoimentos coletados nas delegacias do estado de São Paulo.
O resultado da pesquisa confirma estudos feitos por entidades que lidam diretamente com dependentes químicos. Mostra que o uso inicial de entorpecentes pode acontecer em ambientes sociais habitualmente frequentados pelo candidato ao vício.
A rua e a festas com amigos são os lugares que 77% dos entrevistados tiveram o contato inicial com a droga. A escola vem em seguida com 9% dos casos. Enquanto o bar, o jogo de futebol, a casa e o trabalho-juntos-representam 7% do local do primeiro consumo. Outros lugares correspondem a 7%.
Estudos revelam também que o perigo das drogas está muito mais perto do se imagina. Muitas vezes, no ciclo de amizades da família. Pessoas que estão acima de qualquer suspeita, gozando de confiança dos familiares.
Pouco mais da