RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Humanos
Sistema de Informações Gerenciais
Salvador-Ba
2014
Partindo do pressuposto que um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. Pode-se afirmar que o Gerenciamento de Projetos, é portanto a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.
Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. Um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.
O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.
E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.
Sendo assim o Gerenciamento de Projetos, trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.
Em resposta as questões que foram apresentadas, o impacto no processo do RH em função da demora da implantação do módulo de gerenciamento de projetos, será muito grande para empresa, pois tais tarefas executadas pelo RH são imprescindíveis para o desenvolvimento da mesma: planejamento de recursos hamanos, contratação, mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto.
No entanto, com