Recursos Humanos
Departamento pessoal
O modelo de gestão como departamento pessoal surgiu nos E.U.A., com a necessidade de gerenciar os funcionários como custo da empresa, tendo os funcionários como fator de produção. Assim, serviu para selecionar os canditados ao trabalho que teriam o melhor custo para a empresa e desempenhassem a sua função com mais eficiência possível. Tinha como foco analisar os procedimentos e processos que fizessem os funcionários serem cada vez mais eficientes. Foco: produtividade, recompensa e eficiência dos custos relacionados ao trabalho. preocupados com o custo dos funcionários e horários, listas de pagamentos, quanto ele produz e com seu desempenho.
Empresa: Pro Firma
Modelo de comportamento
Com a atuação de duas escolas (Behaviorista e Humanista), houve a aproximação entre a administração e a psicologia. Assim, o foco passou a não ser somente voltado para os custos, tarefas e resultados da empresa, mas também para seus empregados, procurando entender melhor o comportamento dos mesmos. Esse modelo era baseado em 3 binômios: envolvimento-motivação, fidelidade-estabilidade e assistência-submissão.
As empresas promoviam a motivação dos funcionários e estes se mantinham sempre envolvidos com a empresa. O slogan era: "Vestir a camisa".
O maior avanco foi selecionar a pessoa certa para cada cargo, dependia do comportamento do funcionario. Entrevistas e testes de emprego. Valorização do gerente de frente, o que controlaria a producao
Gestão estratégica
Criou-se o critério estratégico para que se avaliasse a efetividade dos modelos de gestão de recursos humanos. Passou a criar estratégias que adequassem da melhor forma o desempenho aos objetivos da empresa. Nesse modelo há necessidade de integrar aspectos internos e externos à empresa. Existem 4 áreas: Influência sobre os funcionários (filosofia de participação), processos de recursos humanos (recrutamento, desenvolvimento e demissão), sistemas de recompensa