Alquilação Catalítica
Ocorre em altas temperaturas e altas pressões.
A única unidade instalada no Brasil é na Ref Presidente Bernardes (RPBC).
Esse processo fornece uma nafta de alta octanagem e com possibilidade de ser isenta de enxofre, ou seja, uma gasolina de alta qualidade.
Este processo não é muito usado no Brasil porque a sua carga é o GLP, cujo país é deficitário.
Pode ser usado o GLP proveniente da destilação ou do craqueamento.
A Alquilação é um processo que tem como objetivo a reunião de duas moléculas, usualmente uma olefina e uma isoparafina, a fim de originar uma terceira,de peso molecular mais elevado e mais ramificada.
Essa síntese pode ser feita por uso de energia térmica ou por meio de catalisadores, normalmente ácido sulfúrico ou ácido fluorídrico.
Uma unidade de alquilação é constituída de duas seções principais: uma seção de reação e uma de recuperação dos reagentes e purificação do catalisador.
Os produtos da alquilação são hidrocarbonetos ricos em octanas, usados em tipos de gasolina para reduzir o poder de detonação.
O octano é um dos hidrocarbonetos presentes em qualquer tipo de gasolina e sua importância está relacionada com uma das principais propriedades do combustível: o poder antidetonante.
A octanagem é determinada pela porcentagem de octano existente na gasolina e corresponde a medida do poder antidetonante da gasolina. Quanto maior for a octanagem da gasolina maior será o seu poder antidetonante.
GLP gera:
Gasolina Premium
Gasolina Podium
Gasolina Aviação
Gasolina Formula I
Processo
Inicialmente ambas as cargas são desidratadas passando-as por um leito com dissecadores. Uma boa desidratação é essencial para minimizar a corrosão potencial dos equipamentos de processo pelo ácido quando se encontra na forma iônica. Depois de desidratação das cargas, essas são misturadas com o ácido fluorídrico a uma pressão suficiente para mantê-los na fase