recursos humanos
É fato que o crescimento econômico sempre ignorou o meio ambiente.
A preocupação com os impactos ambientais tornou-se um importante item no planejamento estratégico de qualquer grande organização, e mais especificamente nas indústrias. Existe uma crescente conscientização sobre a responsabilidade ambiental.
Surgem novas demandas para os gestores ligados a indústria , a implementação de estratégias que
Melhorem continuamente a qualidade , capacidade e a eficiência dos produtos e dos processos produtivos reduzindo desperdicios de recursos e o consumo de materiais.
De acordo com Ehrlich l (2010), a humanidade precisa encontrar formas de mudar suas atitudes em relação ao que é mais essencial ao perfeito funcionamento da natureza. Todos deveriam ser capazes de reconhecer as causas básicas da degradação ambiental e de compreender que o crescimento infinito da economia é fisicamente impossível. O tempo e a experiência tem demonstrado que questões ambientais enquanto atividade crítica para o negócio , não devem ser gerenciadas separadamente ,mas , devem estar integradas com outras prioridades estabelecidas pelo planejamento de negócios. Esta integração ja ocorreu em algumas grandes empresas mundiais.
Todavia, o processo de absorção das questões ecológicas pela cultura de uma empresa não é uma tarefa rotineira. Esse processo se faz normalmente pela mudança de valores e crenças que constituem a identidade de uma organização, para que se possa adotar uma postura estratégica direcionada para gerenciamento ecológico, que por sua vez está inserido em uma visão sistêmica.
Nos últimos anos, o gerenciamento ambiental tornou-se uma das mais importantes atividades relacionadas com qualquer operação industrial. De forma geral, pode-se conceituar o gerenciamento ambiental industrial como sendo a integração de sistemas organizacionais e programas a fim de permitir:
a) controle e a redução dos impactos ao meio ambiente devido a