recursos humanos
O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos com potencial e qualificação, capazes de assumirem cargos dentro da organização. É como um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. O recrutamento deve atrair um número contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. O recrutamento é uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, de entre os quais serão selecionados os futuros colaboradores da organização. Pode-se afirmar que o recrutamento é uma atividade de comunicação com o ambiente externo, de relações públicas e de envolvimento da organização com a comunidade que a rodeia.
O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O órgão de recrutamento não tem autoridade para efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. O recrutamento é oficializado através de uma ordem de serviços denominada como requisição de pessoal. Quando o órgão de recrutamento a recebe, verifica se existe algum candidato adequado disponível nos seus arquivos; caso contrário, deve recrutá-lo através das técnicas de recrutamento.
RECRUTAMENTO INTERNO
O recrutamento é interno quando uma determinada empresa, para preencher uma vaga, aproveita o potencial humano existente na própria organização. A razão deste aproveitamento prende-se, muitas vezes, com promoções, programas de desenvolvimento pessoal, planos de carreira e transferências.
VANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO
O recrutamento interno constitui uma transferência de recursos humanos dentro da própria organização. As principais vantagens deste tipo são:
Maior rapidez;
Mais econômica para a empresa;
Aproveita os investimentos da empresa em formação do pessoal;
Apresenta maior índice de segurança;
É uma fonte de