Funções da Administração
Acreditamos que, antes de abordar as funções da
Administração, que são as engrenagens dessa ciência, devemos relembrar sua história, seus teóricos e suas teorias.
Conceito
Conforme Chiavenato (1999), “A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.” Segundo Caravantes, Panno e Kloeckner (2005) “A organização é uma unidade social – ou um grupo humano – construída de forma deliberada. Nessa unidade social, especialistas atuam em conjunto para atingir objetivos específicos.”
Drucker (1997), por exemplo, embasa o conceito de organização no conhecimento. “Conhecimento, que sempre havia sido um bem privado, após a revolução industrial, transformou-se em bem público. Essa transformação ocorreu principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, onde o conhecimento foi aplicado ao próprio conhecimento. É o que ele denomina de revolução gerencial. Portanto, o capitalismo e a revolução industrial, devido à sua velocidade e ao seu alcance, criaram uma civilização mundial.”
História
Conforme afirma Chiavenato (1999), os princípios da administração não surgiram no século XX, por volta de 5.000
AC, “Os sumérios faziam registro das atividades comerciais e governamentais e, no século XIV Veneza já convivia com normas legais. Esses princípios são usados há séculos nos processos de produção e trabalho, mas a primeira tentativa de formalizar uma teoria administrativa foi feita por Taylor, em
1911, que publicou (Os Princípios da Administração Científica).”
Segundo Motta e Vasconcelos, “O surgimento da Administração é relacionado ao advento da Sociedade
Industrial.” Entre os séculos XVIII e XIX, a produção migrou do trabalho doméstico de artesãos e profissionais para as fábricas, que contrataram essas pessoas mediante pagamento de salário e rigorosa supervisão das atividades.
Entre 1860 e 1914, a Revolução Industrial