Funcoes da administração
INTRODUÇÃO 2
TAYLOR 3
FAYOL 3
AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO 4 Planejar 5 Organizar 6 Dirigir 7 Controlar 8 Coordenar 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um dos grupos das seis funções básicas da empresa para Fayol, nesse caso as funções administrativas e o surgimento delas desde Taylor a Fayol .
No inicio do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração: o americano Taylor – que desenvolveu a chamada Escola de Administração Científica; e o europeu Fayol – que desenvolveu a chamada Teoria Clássica. Taylor se preocupava em aumentar a eficiência da indústria por meio inicial da racionalização do trabalho operário, enquanto Fayol se preocupava em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração. Fayol com as suas teorias definiu as funções da administração.
TAYLOR
Frederick Winslow Taylor, considerado o “Pai da Administração Científica”, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. Taylor veio de uma família de princípios rígidos e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Teve contato direto com os problemas sociais e empresariais surgidos na Revolução Industrial, se tornou operário passando para capataz, contramestre, chefe de oficina e finalmente engenheiro.
Taylor acreditava que a organização e a Administração deveriam ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deveria dar lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Ele assumiu uma atitude metódica ao analisar e organizar a unidade fundamental de qualquer estrutura, adotando esse critério até o topo da organização. Os estudos de Taylor foram de grande contribuição para o estudo das organizações, revolucionando a indústria.
Apesar de Taylor se preocupar