Estudo do Cupuaçu no Brasil
ANTONIO JAIRO DO NASCIMENTO
ELTON DA sILVA DIAS
ESTUDO DO CUPUAÇU
BOA VISTA – RR
2013
ANTONIO JAIRO DO NASCIMENTO
ELTON DA sILVA DIAS
ESTUDO DO CUPUAÇU
Trabalho de Pesquisa apresentado como parte obrigatória da avaliação da disciplina oferecida no 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, turma 4 TGAN, sob a orientação do Professora Marcela Liege da Faculdade Estácio Atua da Amazônia.
.
BOA VISTA – RR
2013
INTRODUÇÃO
Também chamado de cupu o cupuaçuzeiro é originário da Amazônia; a planta foi domada pelos japoneses a partir de 1980 e, nos últimos cinco anos, iniciou-se o plantio de cupuaçuzeiro em escala comercial. O estado do Pará é considerado a "terra do cupuaçuzeiro".
É uma planta dicotiledonae, da família Sterculiaceae e conhecida como Theobroma grandiflorum. Schum. O cupuaçuzeiro pode viver 80 anos, alcança 20-30m. de altura (estado silvestre) e 8m. (cultivado), copa com 7m. de diâmetro. Fruto considerado dentre os melhores da flora amazônica, tem 12 a 25cm. de comprimento, 10-12cm. de largura e 1,2 a 4,0Kg. de peso; casca dura, lenhosa, quebrável, polpa amarela ou esbranquiçada, tem sabor acido e cheiro agradável. O fruto tem 30 a 40 sementes e se desprende com facilidade da planta.
Entre as variedades do cupuaçuzeiro encontram-se: cupuaçu - redondo: frutos arredondados com peso médio de 1,5Kg.; cupuaçu - mamona: frutos com extremidades alongadas e 2,5 Kg. de peso; cupuaçu - mamaú: fruto arredondado sem sementes, peso de 1,5Kg. (cupuaçu de massa). Fala-se ainda nas variedades - de-colares - casca fina - marmorama.
A composição por 100g. de polpa é: 72 calorias, 1,76g. proteínas, 23mg. cálcio, 26mg. fósforo, 2,6mg. ferro, 30mg. Vit. A, 33mg. Vit. C, 0,04mg. Vit.B1.
A polpa do fruto é matéria - prima para sucos, doces,