Recursos humanos
As organizações, hoje em dia, estão cada vez mais preocupadas com as características pessoais e não apenas com as profissionais, ou seja, as atitudes, a maneira de se relacionar e liderar as pessoas, a comunicação, o respeito humano, tudo isso está mais presente na gestão organizacional nos tempos atuais.
No ambiente de trabalho as pessoas se destacam não apenas pelo seu profissionalismo, mas também pela capacidade de ser relacionar com o próximo, ajudar os colegas, ter jogo de cintura, descrição. Para que se obtenha êxito na prestação de serviços é de fundamental importância que a organização estimule seus colaboradores a desenvolverem suas habilidades de relacionamento interpessoal, objetivando compreender e conviver melhor com os outros.
Essas habilidades interpessoais são tão importantes quanto às técnicas e profissionais, pois é o que leva ao ambiente de trabalho uma motivação e integração pessoal.
3- O Comportamento Humano
O comportamento humano é a interação entre as pessoas na organização. As pessoas têm suas diferenças, seus valores, emoções, atitudes diferentes e o ambiente interno e externo também influencia muito no comportamento.
Os valores sociais também são diferentes, os objetivos e as necessidades. Apesar de todas essas diferenças o comportamento dentro da empresa é o mesmo para todas as pessoas.
De acordo com a teoria de campo de Lewin o comportamento humano depende de dois fatores fundamentais
[..]O comportamento é derivado da totalidade dos fatos e eventos coexistentes em determinada situação. As pessoas comportam-se em face de um situação total (Gestalt), envolvendo fatos e eventos que constituem seu ambiente.” “ Esses fatos e eventos apresentam a característica de um campo dinâmico de forças, no qual cada fato ou evento tem uma inter-relação dinâmica com os demais, influenciando-os ou sendo influenciado por eles. Esse campo dinâmico produz o chamado campo