Recursos humanos
Seis Sigma é um modelo de gestão da qualidade, inicialmente desenvolvido e implementado pela Motorola em 1986 e baseado nos trabalhos estatísticos de Joseph Juran. O modelo e que fornece um conjunto de ferramentas destinadas a melhorar a capacidade dos processos de negócio das empresas. O termo sigma é um símbolo grego utilizado estatisticamente para medir desvios dos processos.
A idéia central do modelo é a de que se é possível medir a quantidade de defeitos em determinado processo, então também é possível de uma forma sistemática como é que estes podem ser eliminados, aproximando-nos do "zero - defeitos". Trata-se, portanto de uma metodologia que se concentra na prevenção de defeitos através da utilização de ferramentas estatísticas, sendo aplicável a qualquer processo dentro da organização.
Dentro do processo de seis sigma temos algumas Características:
O Seis Sigma contempla características dos modelos de qualidade, tais como:
Ênfase no controle da qualidade;
Análise e solução de problemas;
Uso sistemático de ferramentas estatísticas;
Utilização do PDCA;
Principais benefícios da implantação do processo Seis Sigma são:
Redução dos custos organizacionais;
Aumento significativo da qualidade de produtos e serviços;
Acréscimo e retenção de clientes;
Eliminação de atividades que não agregam valor;
Mudança cultural;
Gestão estratégica
As organizações geralmente falham na execução da estratégia [3]. Várias fontes têm mostrado taxas de falhas na implementação entre 60 a 90%. Um estudo sobre grandes companhias em oito países desenvolvidos concluiu que sete em cada oito empresas falharam em alcançar o crescimento entre 1988-1998, definido modestamente como 5.5%. O interessante é que 90% dessas empresas possuíam planejamento estratégico com metas bem além do que foi realmente atingido. Poucas empresas realmente alcançaram as metas do planejamento estratégico. Várias empresas optaram pelo