Recursos humanos
Conhecendo o mercado
Quem é o CLIENTE?
Pessoas que assumem diferentes papéis no processo de troca ou transação, que percebem e assumem atitudes diferenciadas diante dos estímulos de marketing, de acordo com o envolvimento e comprometimento com a compra, numa determinada situação ou contexto.
1 - Orientação para o Cliente ■ Enquanto as empresas produtoras se vêem como vendedores de um produto, os clientes se vêem como compradores de uma solução ou um valor (pessoal, status, social etc.). ■ Os consumidores estão interessados em mais do que somente o produto. Eles querem que o produto traga os benefícios esperados. ■ Consequentemente, os consumidores também buscam mais do que somente preço. Eles querem o melhor benefício, ao melhor custo, na maneira mais conveniente possível. E ainda desejam uma promoção que atenda suas necessidades. 2) CONHECER O CLIENTE é o passo inicial para a aplicação do estudo mercadológico de um produto ou serviço: “O vendedor que conhece bem seu cliente sabe o que vender, quando vender, onde vender, por quanto vender e como vender seu produto!”
Não basta o produto satisfazer as necessidades do consumidor. A venda também deve ser customizada (customer = cliente).
3) Classificação do cliente em função da lealdade: ➢ Clientes prováveis – possíveis compradores do produto ou serviços; ➢ Clientes potenciais – pessoas ou empresas que podem se tornar clientes do produto ou serviços, tendo manifestado predisposição de compra; ➢ Experimentadores – os clientes que realizaram a primeira compra; ➢ Clientes fiéis – estão satisfeitos, tem atitude favorável em relação à marca, repetem a compra, mas não concentram a maioria do volume comprado naquela marca específica; ➢ Repetidores – concentram a maior parte das compras do produto ou serviço em determinada marca; ➢ Advogados da marca – além de