A trajetoria do serviço social no brasil
francisca veridiana bezerra de souza lima
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Planaltina de Goiás – GO
2011
francisca veridiana bezerra de souza lima
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.
Prof. Adarly Rosana Goes, Sérgio de Goes Barboza, Marcia Bastos e Lisneia Rampazzo.
Planaltina de Goiás – GO
2011
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, analisaremos a trajetória do Serviço Social no Brasil, desde os seus fundamentos históricos até os dias atuais, revisitando os caminhos percorridos para que se firmasse como profissão, os compromissos assumidos, as tendências ao seu desenvolvimento como ciência, bem como os vínculos estabelecidos com as classes sociais, as marcas consagradas e desafios interpostos ao seu desenvolvimento, tanto os vencidos quanto os que estão por vir.
Abordaremos a participação da Igreja no surgimento e na modelagem do Serviço Social, seu relacionamento com o Estado, com as classes dominantes e com o proletariado, além tentarmos laçar uma luz sobre os seus reais objetivos, procurando compreender, também, as conseqüências dessa intervenção. DESENVOLVIMENTO
Para uma clara compreensão do significado do serviço social nos marcos do autoritarismo imposto à sociedade brasileira a partir do golpe militar de 1964, torna-se fundamental viajarmos na história do Serviço Social, como forma de buscarmos os nexos que podem explicar o sentido das ações e dos marcos da profissão na sua etapa contemporânea.
Fundamentalmente, interessa-nos analisar a partir de que momento e em qual contexto começam a surgir, dentro do meio profissional, posturas que podem ser identificadas como posições “divergentes” daquelas expressas no pensamento “oficial” do Serviço Social.
O Serviço Social foi criado, enquanto