Recursos Humanos
Estratégia, segundo MINTZBERG, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
Contudo, um pouco de atenção ao sentido em que a palavra é usada permite, desde logo, perceber que não existe qualquer uniformidade, podendo o mesmo termo referir se a situações muito diversas. Se para uma leitura apressada esse facto não traz transtornos, para o estudante destas matérias e mesmo para os gestores têm por função definir ou redefinir estratégias e implantá-las nas organizações, a definição rigorosa do conceito que têm de levar a cabo é o primeiro passo para o êxito dos seus esforços.
Estratégia de Recursos Humanos
Estratégia em recursos humanos (RH) é uma prática que as empresas devem adoptar com extrema urgência. Para traçar uma boa estratégia, o sector de RH precisa da acção conjunta de todos os colaboradores, de forma que não existe uma fórmula pronta para elaborá-la.
O processo de formação da estratégia está diretamente ligado a estratégia corporativa e funcional, necessitando de um longo prazo para se tornar eficaz. Alguns requisitos podem ser colocados em destaque:
• Disciplina e comunicação constante;
• Conhecimento de tecnologias, produtos, mercados e estrutura organizacional;
• Visão sistémica e estruturas fluidas;
• Integração interna;
• Visão ou missão essencial – base da organização.
Objectivo da estratégica de Recursos Humanos
O objectivo principal da estratégia de recursos humanos é ter funcionários mais satisfeitos, eficazes, produtivos e que sejam estáveis. Isso tudo deve ainda estar atrelado a capacidade de adaptação e flexibilidade dos colaboradores, observando-se o nível de comprometimento a equipe.
A capacidade do sector de fazer esse planejamento ajuda as empresas a manter o ambiente de trabalho saudável e por consequência aumentar a capacidade de cada pessoa, trazendo estabilidade à empresa para gerar lucros