educação fisica
O pâncreas é um órgão glandular em forma de folha com aproximadamente 12,5 cm de comprimento, ele esta localizado entre a borda inferior do estomago e a parede do duodeno (a primeira porção do intestino delgado que se conecta ao estomago). É possível distinguir três segmentos distintos no pâncreas: a cabeça, que corresponde a porção mais larga, orientada para a direita e adjacente ao duodeno, para onde desagua as suas secreções digestivas; o corpo, que corresponde à porção central e mais extensa, a qual cruza a cavidade abdominal até à esquerda, por trás do estômago e à frente da coluna vertebral; a cauda, que corresponde à porção mais fina e estreita, prolonga-se até à parte esquerda do abdómen, próximo do baço.
O Pâncreas é uma glândula composta acinosa,(arredondada) exclusivamente serosa. Nota-se também a ausência de ducto estriado, contando com a presença apenas dos ductos intercalar e excretor. O Ducto intercalar adentra os ácinos.
Histologia do Pâncreas A parte exócrina corresponde ao sistema digestivo e a endócrina corresponde ao sistema hormonal.
O pâncreas tem uma dupla função: por um lado, o pâncreas exócrino encarrega-se da fabricação e envio de enzimas digestivas para o intestino delgado; TRIPSINA, QUIMOTRIPSINA E CARBOXIPEPTIDASE, RIBONUCLEASE E DESOXIRRIBONUCLEASE essas ultimas duas enzimas digerem os ácidos nucléicos. por outro lado, o pâncreas endócrino é o responsável pela elaboração e secreção dos hormônios insulina, glucagon e somatostatina para o sangue.
Esse órgão também secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio para o duodeno, o qual neutraliza o ácido proveniente do estômago. Essa secreção de bicarbonato de sódio flui através de um ducto coletor que avança ao longo do centro do pâncreas (ducto pancreático).
Hormonios sintetizados pelo pâncreas:
A porção endócrina compreende ilhas distintas de células, chamadas ilhotas de Langerhans. Estas células, situadas dentro das ilhotas, produzem três