Desigualdade Social
Pode-se mencionar, por exemplo, a região nordestina, onde o índice de analfabetos supera o de todas as outras regiões do país. Com poucas oportunidades, uma grande parte da população dessa região menos favorecida, passa a migrar para as outras regiões em busca de uma melhor qualidade de vida.
É incontestável dizer que a educação é o alfa para a igualdade social, isso sem contar que a maior parte das pessoas que tem acesso à educação, conseguem se manter em um padrão social humano e digno para a sobrevivência. Com a educação, as portas das oportunidades se abrem e os limites para todos que a desejam são superados.
Tendo em vista os aspectos observados, pode-se afirmar que a educação é a base para o crescimento pessoal de todos os indivíduos, e com uma iniciativa de investimentos do governo na educação ajudaria muito a equilibrar essa desigualdade.
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
"O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do