Recursos humanos
“Durante o ano em que passou você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor. Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões.
Você estaria preparado (a) para essa resposta?
Acho que não! Diante de todo o meu planejamento, e das qualificações, dedicação, mostrando resultados para a empresa, do ano que passou, um “não” seria desmotivador para continuar realizando meu trabalho e poderia diminuir muito minhas expectativas em relação a empresa. Mostraria que a empresa não está preocupada em ter funcionários qualificadas, mas sim que os serviços sejam feitos, e que custe pouco para a empresa.
Qual seria a sua reação?
Mostraria os resultados e dedicação que tive com a empresa, onde reconhecimento de ganha-ganha seria bom para ambos os lados.
Como administraria a situação?
Procuraria deixar algo fechado para um médio ou longo prazo. E assim continuaria executando com excelência o meu trabalho, aguardando uma próxima oportunidade.
Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?”
Não colocaria o aumento salarial em primeiro lugar, mas sim que já estou na empresa a um bom tempo e que contratar outra pessoa teria um gasto maior. Mostraria os resultados, o quanto a empresa cresceu com o meu trabalho, o quanto representa para eles ter em seu quadro de funcionários uma pessoa com qualificações e sempre se qualificando, parte dos projetos futuros que tenho em mente, etc.
DEFINIÇÃO PARA A NEGOCIAÇÃO:
Existe uma vasta literatura que trata do tema Negociação, cada autor apresenta sua definição. Entre as