Projeto de estágio
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3 OBJETIVOS 9
4 METODOLOGIA 10
REFERÊNCIAS 11
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A escola, campo específico de educação, não é um elemento estranho à sociedade humana, um elemento separado, mas uma instituição social, um órgão feliz e vivo, no conjunto das instituições necessárias à vida, o lugar onde vive a crença, a adolescência e a mocidade, de conformidade com os interesses e as alegrias profundas da natureza (DAVIS & VIEIRA, 2002, p.17).
Por ser a escola uma instituição específica para aquisição e organização do conhecimento, além de ser a agente transformadora do mundo, tornando pessoas em desenvolvimento grandes cidadãos preocupados em intervir no mundo em que vive, precisa então, a mesma, estar estruturada por educadores que vivenciam a busca pela consciência e por fazer o seu melhor quanto instrumento mediador entre o aluno e o aprendizado.
É justamente na fase do ensino fundamental II, que os alunos tornam-se agenciadores influentes de seu próprio aprendizado. Começam a olhar o mundo com olhares mais críticos e com posturas mais definidas. O ensino da geografia vem justamente contribuir na formação dessa consciência, pois trabalha com a localização espacial que cada um ocupa no mundo, mas ao mesmo tempo, explora questões cotidianas e históricas que incentivam atitudes ativas.
O estágio de intervenção será realizado como regência em sala, numa série do 8°ano do ensino fundamental II. Buscando reconhecer o papel do professor de geografia dentro da unidade escolar, seus desafios e alternativas. Buscando a formação de um profissional, que seja capaz de refletir sobre sua ação, se colocando como pesquisador de sua prática pedagógica, “capaz de fazer história, relacionar-se criticamente com o saber produzido e também produzir um novo saber ao mesmo tempo em que o organiza e o transmite” (VILLATA, 1990).
Articulando assim os conhecimentos específicos de