Recursos humanos
Após a Revolução industrial ouve a necessidade de organizar os estabelecimentos, levou os profissionais de diversas áreas a buscar soluções especificas para problemas que não existiam antes.
As teorias da administração podem ser divididas em varias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira especifica de encarar a tarefa e as características especificas do trabalho de administração.
O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais, a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborados para explicar as relações entre dois ou mais fatores observáveis. Mostra de onde tiramos algumas de nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam dela.
Estudando as diferentes teorias passamos a ver que cada uma delas é produtos de seu ambiente, das forças sociais, econômicas, políticas e tecnologias presentes num dado tempo e lugar.
As teorias são fontes de novas idéias, elas nós dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano. Podemos citar duas das teorias da administração mais atuas que são Teoria Cientifica e Teoria Clássica.
O surgimento da administração Cientifica ocorreu na virada do século XX, sendo que a industria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção cientifica com a racionalização do trabalho.
Um dos maiores expoentes da teoria cientifica foi Frederick Taylor com uma vasta experiência na linha de produção, Taylor dedicou-se a uma rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários.
Taylor pode observar que os operários